quinta-feira, outubro 30, 2008

Hoje acordei com a missa, e não, não estava a ser visitado por Deus

Hoje acordei com a missa.

Se vivo perto da igreja? Sim, por acaso até vivo, mas nem foi o caso de as beatas andarem aos berros, de os sinos não pararem de tocar ou de haver um desfile de crianças barulhentas a celebrar seja lá o que for... Foi mesmo na televisão, maravilhas da Tvi, fiquei a saber que se toca tuba nas missas portuguesas.

Claro que isto, para quem é apanhado assim de repente, levanta logo duas questões: afinal porque é que alguém dorme com a televisão ligada, ainda para mais na Tvi, e mas afinal o que é que este gajo tem contra a missa, a religião é uma das bases das civilizações etcetera e tal.

Começando pelo fim, não consigo perceber a vertente de auto-comiseração/cultura da desgraça que há à volta do cristianismo. "Senhor, não sou digno que entreis na minha morada mas dizei só uma palavra e eu serei salvo"? "Pensamentos e palavras, actos e omissões, por Minha culpa", Minha culpa, minha TÃO grande, grandessíssima culpa.


Porquê? Porra, eu tive uma educação católica, mas desde cedo que percebi que isto tudo era uma merda, que há desgraças constantes, perdas incontornáveis, sofrimento perene. E agora vou pôr as culpas em mim? Era só o que faltava. Aparentemente o que se passa é que tudo o que acontece de bom é feito por Deus, e tudo o que é mau é feito pelos homens...


Que coincidência. (Ainda por cima, tanto quanto parece, Jesus devia ser um gajo fixe, ele de certeza que não se importava de entrar nas casas das pessoas, independentemente da arrumação, pelo visual dele o gajo só podia ser um gajo relaxado... Aquela gadelha e o barbão não enganam, se ele passasse hoje à porta da igreja de certeza que o olhavam de lado...)

Bem, antes que me perca, porque é que se dorme com a televisão ligada? Insónias, Whiskey ou falta dele, agora escolha.

Sem comentários: