terça-feira, dezembro 30, 2008

Finalmente

"Já sei o que hei-de fazer! Finalmente!"

Há anos indecisa, sem saber o que fazer e sem escolher um caminho para percorrer. Quanto ao sexo, depois de pensar loucamente no caminho a escolher, depois de ter experimentado tudo e mais alguma coisa, com pessoas de todas as raças, sexos e idades dentro da lei, não se conseguiu decidir mas ao menos divertia-se e preferia pensar que mais cedo ou mais tarde havia de aparecer o tal, a tal, os tais ou as tais.

Um dos problemas, e provavelmente o mais importante, era a área profissional. Não sabia o que fazer. Tanto se achava a maior do mundo e capaz de fazer qualquer coisa como se considerava como a mais burra, incapaz e egoísta de toda a humanidade. Mas sempre sem saber o que fazer. Lá fez a sua lista dos "nãos" a aumentar ligeiramente com o passar dos anos. Mas muito lentamente. Dos 12 aos 18 sabia que não queria ser Presidente da República, astronauta, padre nem tocadora de ferrinhos. Tudo o resto estava em aberto.

No tal dia 29 de Fevereiro, no último ano bissexto da década, decidiu finalmente tornar-se um homem do lixo segundo a lei, uma mulher do lixo na sua cabeça. Diferente, um homem do lixo mulher e capaz de recitar Santo Agostinho a fazer pé-cochinho para 300 pessoas e capaz de fazer crepes capazes de dar 5 piruetas no fim sem nunca cair enquanto tocava piano.

Feliz por saber finalmente o que queria fazer, deparou-se com um grande problema, o da integração na sociedade. Ela pensava que não havia problemas de certeza, "Lixo há sempre, e de certeza que vão precisar de mim."


Azarada acima da média, na altura em que já se julgava capaz de trajar o uniforme sumptuoso dos homens do lixo, o Sindicato Higiénico tinha posto as mãos à obra. Depois de anos a tentar lavar as ruas e esvaziar os caixotes, tinham finalmente conseguido lavar os cérebros dos cidadãos. Já ninguém sujava a rua, o lixo era sempre posto no caixote certo e todos tinham mais trabalho, menos os homens do lixo. O sindicato estava a ser criticado por todos pela quantidade de trabalhadores e pelos custos inerentes, então deixou de ser permitida a contratação de pessoas novas.

Furiosa, não sabia o que fazer, quando tinha finalmente decidido o que queria fazer. Correndo o risco de ficar mais 34 anos sem fazer nada a tentar decidir-se novamente, fez questão de não abandonar o percurso que escolhera percorrer e que ainda não conseguira.


A Madalena fora contra a lavagem cerebral desde que se tornara Presidente dos Amantes da Monarquia, e agora que esta lavagem cerebral a estava a impedir de tratar da lavagem das ruas, "Que Injustiça!"

Fez de tudo para sujar tudo e para tentar convencer os outros a fazê-lo. Bem, pelo menos cumpriu um dos objectivos. Tentando inserir-se numa sociedade que considerava ser de pessoas descrentes, começou a fumar para deixar as beatas no chão. Acertava sempre com as garrafas de vidro na reciclagem do papel e punha todas as embalagens na comida.

Tudo começou a piorar quando começou a beber muitas cervejas de garrafa. Sempre na rua, claro, dava o último gole imediatamente antes de partir a garrafa no chão. "Só uma pessoa muito boa, aliás, só eu conseguiria varrer todos estes pedacinhos..."

Longe de se encaixar mais na sociedede, era insultada pelos seus potencialmente futuros colegas, vaiada pelas freiras, agredida pelas crianças e assustada propositadamente pelos idosos. Começou a ficar deprimida, muito deprimida. Tudo lhe corria mal.

Mas desistir estava fora de questão, e a sua força de vontade aliada à sua depressão fizeram-na sempre beber mais e mais.

Já não a atendiam nos bares, portanto andava com uma mochila bem pesada com litros e litros de cerveja engarrafada. Já não consegui andar direita, sempre que andava numa rua, por muito larga que fosse, acabava por tocar nos dois lados.

Um dia estava cansada, farta de carregar garrafas de um lado para o outro, e decidiu esvaziá-las todas para ficar mais leve. Ainda vomitou duas vezes em sítios diferentes, enquanto gaguejava "Limpem, limpem!"


Quando evitou o terceiro vómito teve mais um grande azar. Partiu os óculos, por curiosidade referidos por todos os que os viam como óculos de fundo de garrafa. Ficou quase cega, mas sempre era mais porcaria no chão, podia ser que fizesse algo.


Durante sete horas, a tentar ir para casa, apenas consegui perceber que cá fora se tinha posto a noite. E já próxima de casa, sem que fizesse ideia, foi atropelada por acidente. Estranhamente, o condutor do camião do lixo teve um acidente cardio-vascular e perdeu o controle do volante, ficando a Madalena esmagada e a morrer. Os enfermeiros já não chegaram a tempo dela, mas o lado esquerdo do condutor sobreviveu.

Ironia do destino, o Sindicato Higiénico está hoje a tentar contratar um condutor e um homem do lixo (um dos presentes no acidente, onde partiu uma perna, mudou de profissão, hoje é farmacêutico) e não encontra ninguém.

Sem comentários: